22 agosto 2010

Delicias do Oriente

Sunomono
Pepino em conserva - usado geralmente como entrada

ingredientes 
  • Pepino japonês
  • Molho Su (receita abaixo)
  • Sal
  • kani
  • Gergelim torrado

Pegue os pepinos corte eles (com a casca) em fatias finas, despreze as pontas. Espalhe um pouco de sal  e deixe descansar por um tempo, uns 10 a 20 minutos, você verá que o pepino está bom quando ele ficar bem flexível podendo ser dobrado sem quebrar.


Lave muito bem para retirar todo o sal, e aperte gentilmente com a mão para retirar o excesso de água

Acrescente o molho su frio até cobrir, leve a geladeira para curtir no molho,  algumas horas são suficientes, eu prefiro deixar pelo menos umas 12 horas para incorporar bem o sabor

Na hora de servir  coloque os pepinos em um pratinho, acrescente um pouco do kani e polvilhe com gergelim. Algumas pessoas gostam de acrescentar também um pouco de camarão picado

Para três pepinos eu uso de três a quatro medidas do molho su


Gari 
Gengibre em conserva - usado para limpar o paladar entre um prato e outro.

ingredientes
  • Gengibre
  • Sal
  • Molho Su


Descasque o gengibre, corte em fatias finas ,  acrescente um pouco de sal, e misture, deixe de 3 a 5 minutos e a seguir lave bem, para retirar todo o sal.

Pegue o gengibre e coloque em uma panela com agua  suficiente para cobrir e ponha no fogo. Deixe cozinhando por 5 minutos após levantar fervura.

Retire do fogo escorra e passe agua fria, a seguir com as mãos esprema o gengibre para retirar o máximo de água.

Coloque em uma vasilha e acrescente o molho su até cobrir, deixe curtindo no molho por algumas horas antes de servir.

Algumas pessoas preferem cozinhar o gengibre no próprio molho su, no entanto fazendo dessa forma eu acho que fica extremamente forte. Recomendo que experimente fazer um pouco de cada e ver qual  prefere.



Molho Su
Esse molho é a base da culinária fria japonesa e é usado na preparação de sunomono, gari, e do próprio arroz para sushis e enrolados 

Ingredientes
  • 80 ml de vinagre de arroz 
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • uma colher de chá bem cheia de sal 
Leve esses ingredientes ao fogo até ferver para que o açúcar  não precisa ficar mexendo o tempo todo, é importante que o molho realmente ferva.


Essa medida de molho é uma medida base, para a maioria das receitas você precisará usar mais de uma medida, nesse caso, dobre ou triplique todos os ingredientes mantendo a mesma proporção.


Notas
o vinagre de arroz usado foi o da marca Tozan, no entanto o Tozan não vem descrito na embalagem como sendo vinagre, mas sim como sendo tempero para arroz.  Outras marcas de vinagre de arroz podem ser usadas, no entanto o sabor pode diferir um pouco devido a diferenças de acidez entre um produto e outro. Pode ser facilmente encontrado em algumas lojas de produtos naturais ou em grandes redes de supermercados.

Cortando o gengibre e o pepino : Ambos podem ser cortados a mão, no entanto eu recomendo usar um cortador manual, pois acelera o corte e garante que ele fique bem fininho. 

Há vários modelos de cortadores, desde  alguns  vendidos pela televisão  com multi-funções custando mais de 100 reais até os baratinhos com apenas a lamina custando 6 reais, como o da foto ao lado. - eu comprei do mais barato e estou completamente satisfeita.
Multi processadores não são uma boa opção, pois fazem um corte  feio,  lascando o vegetal que esta sendo cortado, além do que aumenta a perda.


Se você gostou dessas receitas, pode ser que goste também da receita de missoshiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário