22 julho 2010

Baudolino



"Porque é verdade. Mas não penses que te censuro. Se queres transformar-te num homem de letras, e quem sabe um dia escrever Histórias, deves também mentir, e inventar histórias, pois senão tua história ficaria monótona. Mas terás que fazê-lo com moderação. O mundo condena os mentirosos que só sabem mentir, até mesmo sobre coisas mínimas, e premia os poetas que mentem apenas sobre coisas grandiosas."



Trecho do livro Baudolino de Umberto Eco.

O livro conta a história da vida de Baudolino, narrada pelo próprio, adorável mentiroso e sua busca pela cidade do Prestes João.

É um texto que mistura não apenas as verdades históricas e as mentiras de Baudolino, mas também as verdades que este acreditava e que muitas das vezes eram estas também inverdades, narradas por outras pessoas.
E muitas das vezes fica difícil saber quando é mentira e realidade nessa narrativa, ou ainda, quando é uma mentira que um dia já foi acreditada como sendo verdadeira.
Como é o caso dos Blêmios, e dos Panottis, que foram originalmente descritos (como seres verdadeiros) por Plínio o velho na obra História Natural em 77 AC.



figura dos Bêmios e Panottis, respectivamente.


Eu realmente amei esse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário